O diretor de exportação e desenvolvimento de novos mercados da Cooperativa dos Produtores de Carnes e Derivados de Gurupi (Cooperfrigu), José João Stival Junior, participou da 23ª World Food Moscow, realizada entre 15 a 18 de setembro na capital russa. A feira recebeu aproximadamente 30 mil visitantes e contou com a participação de cerca de 1.700 expositores de aproximadamente 70 países.
Para o diretor, participar do evento possibilitou um maior estreitamento dos laços comerciais, já existentes, na Rússia e ainda a divulgação dos produtos da Cooperfrigu, possibilitando a conquista de futuros parceiros no país.
A Cooperfrigu é uma das quatro indústrias frigoríficas do Tocantins, filiadas ao Sindicato das Indústrias Frigoríficas Carnes Bovinas, Suínas, Aves, Peixes e Derivados (Sindicarnes/TO) que participaram do evento. Todos expuseram seus produtos nos dois pavilhões do Brasil, organizados pelo Mapa, Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), onde estavam presentes as 36 empresas dos setores de carne bovina, suína e aves, bebidas, frutas e legumes, laticínios, confeitaria, mercearia, alimentos enlatados, café e chá, alimentos prontos, entre outros.
A participação brasileira teve também com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) e Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
As empresas brasileiras que participaram da World Food Moscow, entre os dias 15 e 18 de setembro, estimam que o resultado dos contratos realizados durante o evento alcance US$ 106 milhões nos próximos 12 meses.