27% das mulheres brasileiras lideram famílias sozinhas (IBGE), três das maiores nações da América do Sul são governadas por mulheres e o Estado do Tocantins elegeu sua primeira vice- governadora mulher no último pleito. Esses números e outras conquistas indicam o protagonismo feminino no século XXI e incentivaram a realização pelo Sistema FIETO (FIETO, SESI, SENAI e IEL) do Chá com Mulheres nesta quarta-feira, 08/04, em Palmas.
O evento contou com workshop sobre o tema “As Líderes do sec. XXI: o modelo feminino de gestão mudando o perfil do trabalho e da vida”. A proposta foi proporcionar o desenvolvimento de mulheres líderes do Tocantins, empresárias, gestoras, esposas dos empresários industriais, autoridades femininas, líderes de área e empreendedoras.
A gerente de Recursos Humanos, Káthia Sirlene, e a psicóloga, Márcia Resplandes, participaram representando a Cooperativa dos Produtores de Carnes e Derivados de Gurupi (Cooperfrigu). "A liderança feminina está em destaque e a tendência é que aumente mais. E este evento é prova de que as mulheres estão cada dia mais em posições de gestão e liderança, mostrando sua competência, carisma e dedicação", afirmou Káthia.
A abertura foi realizada pelo presidente do Sistema FIETO, Roberto Pires. “As mulheres podem ser vetores de novos tempos para a nossa indústria, portanto queremos provocá-las para debater e refletir sobre esse novo momento, reunindo essa excepcional qualidade de, ao mesmo tempo, exercerem o papel de liderança na empresa como gestora e em casa, como mãe e esposa”, disse o presidente.
“O potencial do empreendedorismo feminino é significante e o século XXI trouxe a necessidade de mudança do perfil comportamento do gestor”, complementou a vice-governadora do Estado, Claudia Lelis.
Workshop
Com 29 anos de atuação na indústria financeira como Executiva, a Ph.D. em Administração pela Florida Christian University, Paulette Albéris de Melo, destacou as principais características da gestão e, em especial, de mulheres.
“Ser líder significa ter o coração a serviço do outro e isso está no DNA da mulher. As grandes escolas dizem que quatro são as grandes características do líder: a primeira delas é paixão, segundo a direção e significados, terceira o foco em resultados e a quarta o bom humor e otimismo. E as mulheres são experts nessas coisas”, abordou.
“As mulheres quando se decidem por fazer algo elas colocam algo que os homens se furtam um pouco, que é a paixão. Elas são eternas apaixonadas e quando ela se apaixona por uma empresa, um tema ou uma causa, ela vai muito mais longe que qualquer homem. Agora é a nossa hora”, finalizou.