O empresário Oswaldo Stival foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Goiânia (GO) com o título Honorífico de Cidadão Goianiense. A solenidade aconteceu na última quinta-feira (02/06), no plenário da Casa de Leis da capital de Goiás.
O título foi requerido pelo vereador Denício Trindade e visando homenagear o empresário goiano que dedicou sua vida ao trabalho pelo desenvolvimento do estado de Goiás, onde atuou fortemente não só no ramo empresarial, mas também como político. Ele foi prefeito da cidade de Nova Veneza (GO) por dois mandatos.
Oswaldo Stival é o patriarca da família que também faz história no desenvolvimento no Tocantins, principalmente em Gurupi onde a família administra a Cooperativa dos Produtores de Carnes e Derivados de Gurupi (Cooperfrigu), que tem como presidente o filho Oswaldo Stival Junior.
Na foto o vereador Denício Trindade, que propôs o título; o empresário Oswaldo Stival e o presidente da Câmara de Vereadores de Goiânia, Ancelmo Pereira.
Perfil – Oswaldo Stival
Nasceu em 31 de maio de 1931, na cidade de Nova Veneza, localizada no interior de Goiás a cerca de 29 quilômetros de Goiânia. Casado com a ompanheira Edith Peixoto Stival, pai de Edione Terezinha Stival Ferreira; Oswaldo Stival Junior; Hermione Stival Moreira; José João Batista Stival; Edwaldo Peixoto Stival.
Descendente de italiano, o agropecuarista começou a carreira como comerciante de cereais em sua cidade natal, Nova Veneza (GO). Na época da construção de Goiânia, Oswaldo Stival montou uma cerealista, que se transformou em uma das maiores empresas beneficiados de cereais do Estado de Goiás.
Oswaldo Stival foi prefeito da cidade de Nova Veneza por dois mandatos. O primeiro entre os anos de 1989 e 1992; e depois de oito anos assumiu novamente a Prefeitura da cidade, entre os anos de 2000 e 2004. Entre as principais ações de Oswaldo Stival como prefeito destaca-se o seu pioneirismo no transporte escolar rural; quando levava muitas crianças da zona rural da cidade para a escola, valorizando a educação e formação dos cidadãos de Nova Veneza. Também implantou o idioma italiano como disciplina regular nas escolas da cidade.